terça-feira, 29 de setembro de 2009

Reflexão sobre paixões populares

Paixões populares.

Entendo que as paixões populares são sentimento de massa, que são catalisados para determinado ícone, e isso pode ser uma religião ou determinado partido politico, ou ainda algum clube de futebol. Como qualquer sentimento, esse tipo de paixão cria determinadas reações quando é questionada. Muitas dessas reações são impulsivas e altamente emocionais.

O maior problema desse tipo de sentimento é o fanatismo que dele advém, frases do tipo "o meu partido politico é indiscutivelmente o melhor" ou "a minha religião é a única fonte de salvação", são expressões típicas de um individuo sob uma paixão popular.

Essa paixão gera um posicionamento arriscado, a focalização de apenas um lado da história, um egoísmo coletivo (justamente por se tratar de um sentimento compartilhado geralmente com várias outras pessoas). E isso gera conflito, devido a inflexibilidade desse tipo de sentimento.


Mas como não compartilhar deste sentimento coletivo?

Realmente, é muito difícil não se enquadrar em nenhum dos grupos sociais sob influencia desses tipos de sentimento, sem se deixar levar pelo fanatismo. O principal desafio é separar o que esta relação social realmente nos fornece de bom, das coisas que atrapalham nossa percepção da sociedade. E somente separaremos isso quando respeitarmos as posições dos outros e vivermos nossos ideais. Provocações e questionamentos irresponsáveis de outros indivíduos não podem fazer com que nos desequilibremos sentimentalmente e tomemos atitudes irracionais.

Espero que nós, como indivíduos possamos transformar nossas paixões populares em amores sinceros aos grupos aos quais pertencemos e assim, entendermos que podem existir outros grupos, e que podem existir filosofias de vida diferentes. Somente assim alcançaremos harmonia, paz e sabedoria.


_________________________

hoje meu amor pelo que é místico, pelo que é santo, por Deus acima de tudo, não permite que eu exclua membros de outras doutrinas de fé, ou mesmo que eu perca tempo discutindo minha percepção de religião/fé com outras pessoas criando conflitos inúteis.

O amor tudo suporta, o silencio tudo supera, assim minha fé consegue sobreviver, pois somente Deus é fiel.

Nenhum comentário: